Quanto poderá valer comercialmente o cão mais caro do mundo?
Um milhão e meio de dólares, é esse o valor estimado que o cão Big Splash terá neste momento, no mercado oriental de cães de companhia.
Big Splash, é um Dogue do Tibete, ou Mastim Tibetano, de apenas 11 meses, considerado por muitos especialistas orientais da raça o animal perfeito e que, no futuro, dará certamente excelentes exemplares se acasalar com uma cadela de bons genes. O seu proprietário, um abastado empresário chinês de nome Lu, já recebeu entretanto propostas para o vender e recusou fazê-lo, sem adiantar os valores oferecidos pelos potenciais compradores.
Os Mastins Tibetanos ainda há poucos anos eram vendidos a um preço mais acessivel, cerca de 800 dólares nos países asiáticos, mas é convicção de muitos que os animais desta raça, principalmente os vermelhos, como Big Splash, são sagrados e trazem a sorte aos seus proprietários, começou a fazer os preços subir em flecha tendo alguns animais desta raça atingido valor exorbitantes, em resultado de compras realizadas por anónimos das classes abastadas chinesas, por valores que rondaram os 800.000 a um milhão de dólares.
Muitos perguntaram de onde vem esta convicção dos chineses, de que um cão desta raça pode fazer sorte e felicidade. Reza a história que grandes e respeitados personagens asiáticos terão tido Mastins Tibetanos vermelhos - Buddha e Genghis Khan são só os mais conhecidos.
Por outro lado, os mosteiros tibetanos também eram guardados por animais desta raça. Não que fossem treinados para tal, mas como apareciam abandonados nos mosteiros, eram protegidos pelos monges, como todos os outros animais, e acabavam como qualquer outro cão por aguçar o seu sentido de propriedade e por defendê-los de intrusos.
Independentemente das convicções de cada um, a verdade é que em apenas uma mão cheia de anos, o valor estes animais passou de algumas centenas de dólares para milhões e, com o crescimento rápido de novas fortunas na China, não será de estranhar que muito em breve estes valores se tenham tornado obsoletos e venham a acontecer transações a preços muito mais elevados que os actuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário